5 pontos cruciais para quem é MEI, na hora do Imposto de Renda

Talvez não seja uma novidade para você, mas muita gente tem dúvida se quem é MEI tem que declarar imposto de renda e como fazer.


Essa relativamente nova figura econômica e fiscal que não surgiu para dar uma cara de
empresa de facilidade e simplicidade para os empresários, trouxe muita simplicidade e
simplicidade, mas isso significa que as tarefas foram mantidas para os empresários. Mesmo tendo essa cara de Pessoa Jurídica, se o MEI se enquadrar numa das condições de obrigatoriedade do Imposto de Renda 2023, que listamos aqui nesse artigo, ele não escapará dessa cara com o Leão.
Sem mais, vamos ao 5 pontos anunciados:

Organização Gerencial

Sempre seu relatório gerencial/financeiro (vendas, despesas, isso manterá a atualização da pessoa pendente chegar no período de entrega de informação DIRPF (Declaração de Imposto de Renda 2023) sem. Afinal, você tem que estar com tudo pronto mesmo para fazer a DASN-MEI,
que vem logo após.

Organização Fiscal

Manter bem organizadas suas notas fiscais de serviços ou notas fiscais de venda. Como uma coisa gerenciável, você só terá uma boa organização se todos os documentos gerenciais também serão arrumados. Isso também terá uma grande importância para o ponto 4.

O céu não é o Limite

Fique atento para não cumprir o teto de faturamento anual para o MEI. Uma vez ultrapassado esse limite você será realmente atribuído com as alíquotas utilizadas para empresas, Pessoa Jurídica, e não terá mais aquele benefício de pagar um mês único e com certeza isso te garantirá mais dor de cabeça ainda na hora de pré-início da cabeça contas para Receita Federal no Imposto de Renda.

Cruzamento de dados

Sim, a Receita Federal compara informações. Se presta serviços para Pessoa Jurídica, não permite de o informar de rendimentos dos pagamentos de ano a ser assinado. Assim poderá verificar suas notas com o documento enviado pela empresa que contratou seus serviços.

Contabilidade não é desperdício de dinheiro

Mesmo não sendo obrigatório, manter uma escritura contábil ao MEI a isenção total de
rendimentos com o negócio. Mas se você não tem como suas atividades registradas por um contador, apenas um percentual de seus rendimentos estará disponível para tributação. Sendo assim, se você sempre tem faturamento perto do teto estipulado pela legislação vale muito a pena ter a contabilidade do seu MEI.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra questão que gostaria de saber e não foi falada aqui? uma de-nos uma outra postagem ou mana linda. Teremos um enorme prazer em responde-lo.
Confira outros posts: Salário Mínimo: Valor Novo e Reajustes.

Updated: outubro 21, 2022 — 9:34 pm
LEX Consultoria © 2018